O percurso formativo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas e as fontes do conhecimento profissional desejável na formação inicial de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p442Palabras clave:
Formação inicial de professores, Planejamento de ensino, Conhecimento profissionalResumen
O objetivo deste trabalho é investigar como o percurso formativo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) incide no desenvolvimento das fontes do conhecimento profissional desejável de licenciandos em Química. Implementando os princípios da análise categorial de conteúdo, foram analisadas, com base na proposta do conhecimento profissional desejável, três versões do planejamento de ensino, no modelo da UDM, de uma dupla de licenciandos e reuniões de orientação coletiva com o formador. As UDM foram elaboradas em diferentes momentos: antes de reuniões com o formador (primeira versão); após reuniões de orientação com o formador e antes da intervenção didático-pedagógica (segunda versão); e após a intervenção didático-pedagógica e nova reunião de orientação com o formador (terceira versão). Como resultados, o movimento analítico sugeriu que o percurso formativo apresentou potencialidade em favorecer a mobilização, integração e transformação das fontes do conhecimento profissional desejável. O processo foi iniciado, em nível individual, na tentativa dos licenciandos de articular, de modo coerente, os elementos do planejamento da UDM entre si e com a metodologia de ensino adotada como referência para orientar todo o processo. Ele foi potencializado, em nível coletivo de discussão, incluindo o formador. A transformação em termos didáticos das fontes parece ter sido mais favorecida, sendo identificada a concepção absolutista sobre a Ciência como o principal obstáculo ao processo de transformação epistemológica.Referencias
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