A fase crítica da emergência do Subcampo Brasileiro de Pesquisa em Educação CTS: as gêneses da pesquisa em Educação CTS no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p374

Palabras clave:

Educação CTS, campo científico, interesse (illusio), Pierre Bourdieu, Educação em Ciências

Resumen

Este trabalho integra um plano de investigação que possui como finalidade a construção de um quadro analítico da pesquisa em Educação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no país, fundamentado na noção de campo de Pierre Bourdieu. São analisadas as condições sociais e simbólicas que possibilitaram a emergência de uma illusio particular – um interesse “desinteressado” – no interior do espaço próprio da pesquisa em Educação em Ciências, ainda em vias de construção entre as décadas de 1980 e 1990. As análises apresentadas descrevem o estado das lutas que os pioneiros da pesquisa em Educação CTS se defrontaram inicialmente e as condições sociais que tornaram tais investimentos uma aposta possível, até posteriormente se consolidar como um objeto legítimo da pesquisa em Educação em Ciências, respaldando o relativo sucesso da revolução simbólica que deu origem ao chamado Subcampo Brasileiro de Pesquisa em Educação CTS.

Biografía del autor/a

  • Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás
    Graduado em Física pela Unesp-Rio Claro (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 1998. Doutorado e Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru), obtidos nos anos de 2008 e 2002, respectivamente. Atuou como Professor Efetivo da Educação Básica II (física e química - Secretaria de Estado da Educacao de São Paulo) entre os anos de 1998 e 2009. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física da UFG e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática da UFG. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Sociologia da Ciência, da Tecnologia e da Tecnociência e Formação de Professores pertencentes à interseção do Campo Escolar e do Campo Universitário, o Grande Grupo de Pesquisa-Física. 

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Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Ribeiro, T. V., & Genovese, L. G. R. (2025). A fase crítica da emergência do Subcampo Brasileiro de Pesquisa em Educação CTS: as gêneses da pesquisa em Educação CTS no Brasil. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 30(2), 374-410. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci/2025v30n2p374