LIVROS DE CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E AS INFLUÊNCIAS DO PNLD
Palabras clave:
PNLD, experimentação no ensino de Química, ensino fundamentalResumen
Este trabalho analisa experimentos que envolvem transformações químicas propostos em livros didáticos de Ciências de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Os livros escolhidos foram as 37 coleções avaliadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2007), em uso nas escolas entre 2007 e 2010. A análise revelou a presença de 403 propostas de atividades, que foram então classificadas quanto ao grau de participação exigido dos estudantes e quanto a suas contribuições para um ensino elementar de Química. Os resultados apontam uma presença reduzida de atividades que exigem dos estudantes mais do que a montagem dos instrumentos, as observações/coletas de dados e a apresentação de conclusões. A maioria dos livros também não integra estas atividades a um ensino elementar de Química, não se aprofundando nas especificidades desta ciência com o progresso pelas quatro séries. Apesar disso, as coleções aprovadas no PNLD/2007 (12 das 37) obtiveram melhor desempenho nos dois aspectos aqui estudados. Considerando que este programa oficial de livros didáticos possui limitações, reforçamos a necessidade de um uso crítico destes materiais por parte dos docentes, em sala de aula.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.