CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MODELOS TÁTEIS PARA AS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE PROTEÍNAS

Autores/as

  • Marília Faustino da Silva Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo Avenida Trabalhador São Carlense, 400, São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Nelma Regina Segnini Bossolan Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-5484-9283

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p17

Palabras clave:

Modelos mentais, Johnson-Laird, Proteínas, Ensino de Ciências, Ensino superior

Resumen

Nesse estudo investigamos as representações mentais a respeito de proteínas, dentre treze alunos universitários de dois cursos da área de Ciências da Natureza, e a contribuição de uma sequência didática para a formação/reelaboração destas representações. Para tal, realizamos uma entrevista inicial, um curso de nove horas sobre proteínas e uma entrevista final. O curso foi ministrado por meio de atividades práticas com a utilização de modelos pré-fabricados para montagem de biomoléculas. Os dados coletados foram registros escritos e audiovisuais e modelos táteis de estruturas proteicas montados com materiais de baixo custo. Utilizamos a análise de conteúdo e a teoria dos Modelos Mentais de Jonhson-Laird para categorizar os alunos em modelizadores e não modelizadores e respectivas subcategorias. A sequência didática promoveu um aumento do número de alunos modelizadores, cujos modelos táteis montados e as explicações a eles associadas foram mais complexos, com detalhamento das interações intra e intermoleculares.

Biografía del autor/a

Nelma Regina Segnini Bossolan, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo

Professora doutora MS-3 do Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP). Atua em duas áreas de pesquisa: 1) Ensino de Ciências e  2) Microbiologia Ambiental e Industrial.

Citas

Ainsworth, S. (2008). The educational value of multiple-representations when learning complex scientific concepts. In J. K. Gilbert, M. Reiner, & M. Nakhleh (Eds.). Visualization: Theory and practice in science education (pp. 191-208). Dordrecht, The Netherlands: Springer.

Beltramini, L. M., Araújo, A. P., Oliveira, T. H., Santos, L. D. A., Silva, A. R., & Santos, N. F. (2006). A new three-dimensional educational model kit for building DNA and RNA molecules: development and evaluation. Biochemistry and Molecular Biology Education, 34(3), 187-193. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.2006.49403403187

Carlisle, D., Tyson, J., & Nieswandt, M. (2015). Fostering spatial skill acquisition by general chemistry students. Chemistry Education Research and Practice, 16(3), 478-517. https://dx.doi.org/10.1039/C4RP00228H

Carvalho, J. C. Q., Abel, L. D. S., Beltramini, L., & Bossolan, N. R. S. (2014). “Sintetizando Proteínas”, o jogo: proposta e avaliação de uma ferramenta educacional. Revista de Ensino de Bioquímica, 12(1), 48-68. https://dx.doi.org/10.16923/reb.v12i1.328

Carvalho, J. C. Q., Couto, S. G., & Bossolan, N. R. S. (2012). Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas. Ciência & Educação (Bauru), 18(4), 897-912. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400010

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2000). Research Methods in Education. London: Routledge/ Falmer.

Franco, M. L. P. B. (2005). Análise de conteúdo. (2a ed.). Brasília, DF: Líber Livro.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. (5a ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Greca, I. M., & Moreira, M. A. (1997) The kinds of mentals representations models, propositions and images- used by college physics students regarding the concept of electromagnetic field. International Journal of Science Education, 19(6), 711-724. https://dx.doi.org/10.1080/0950069970190607

Greca, I. M., & Moreira, M. A. (2000). Mental models, conceptual models, and modelling. International Journal of Science Education, 22(1), 1-11. https://dx.doi.org/10.1080/095006900289976

Greca, I. M., & Santos, F. M. T. (2006). Algumas metodologias para o estudo de modelos mentais. In F. M. T. Santos & I. M. Greca. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias (pp. 391-428). Ijuí, RS: Unijuí.

Harle, M., & Towns, M. H. (2013). Students’ understanding of primary and secondary protein structure: Drawing secondary protein structure reveals student understanding better than simple recognition of structures. Biochemistry and Molecular Biology Education, 41(6), 369-376. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.20719

Harris, M. A., Peck, R. F., Colton, S., Morris, J., Chaibub Neto, E., & Kallio, J. (2009). A combination of hand-held models and computer imaging programs helps students answer oral questions about molecular structure and function: a controlled investigation of student learning. CBE Life Sciences Education, 8(1), 29-43. https://dx.doi.org/10.1187/cbe.08-07-0039

Höst, G. E., Larsson, C., Olson, A., & Tibell, L. A. (2013). Student Learning about Biomolecular Self-Assembly Using Two Different External Representations. CBE-Life Science Education, 12(3), 471-482. https://dx.doi.org/10.1187/cbe.13-01-0011

Ibrahim, B., & Rebello, N.S. (2003). Role of mental representations in problem solving: Students’ approaches to nondirected tasks. Physical Review Special Topics - Physics Education Research, 9(2), 020106-1 – 020106-17. https://dx.doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.9.020106

Jittivadhna, K., Ruenwongsa, P., & Panijpan, B. (2010). Beyond textbook illustrations: hand-held models of ordered dna and protein structures as 3D supplements to enhance student learning of helical biopolymers. Biochemistry and Molecular Biology Education, 38(6), 359-364. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.20427

Johnson-Laird, P. N. (1983). Mental models. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

Justi, R. (2006). La enseñanza de ciencias basada en la elaboración de modelos. Enseñanza de lãs Ciencias, 24(2), 173-184. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/75824/96328

Lagreca, M. C. B., & Moreira, M. A. (1999). Tipos de representações mentais utilizadas por estudantes de física geral na área de Mecânica clássica e possíveis modelos mentais nessa área. Revista Brasileira de Ensino de Física, 21(1), 202-215. Recuperado de http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v21_202.pdf

Linemberger, K. J., & Bretz, S. L. (2014). Biochemistry Students’ Ideas About Shape and Charge in Enzyme–Substrate Interactions. Biochemistry and Molecular Biology Education, 42(3), 203-212. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.20776

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Epu.

Moreira, M. A. (1996). Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, 1(3), 193-232. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID17/v1_n3_a1.pdf

Moreira, M. A., Greca, I. M., & Palmero, M. L. R. (2002). Modelos mentales y modelos conceptuales en la enseñanza & aprendizaje de las ciencias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(3), 36-56. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/~moreira/modelosmentalesymodelosconceptuales.pdf

Moreira, M. A., & Lagreca, M. C. B. (1998). Representações mentais em alunos de mecânica clássica: três casos. Investigações em Ensino de Ciências, 3(2), 83-106. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/619/408

Moutinho, S., Moura, R., & Vasconcelos, C. (2016). Mental models about seismic effects: students’ profile based comparative analysis. ?International Journal of Science and Mathematics Education, 14(3), 391-415. https://doi.org/10.1007/s10763-014-9572-7

Oh, P. S., & Oh, S. J. (2011). What teachers of science need to know about models: An overview. International Journal of Science Education, 33(8), 1109-1130. https://dx.doi.org/10.1080/09500693.2010.502191

Palmero, M. L. R., Acosta, J. M., & Moreira, M. A. (2001). La teoría de los modelos mentales de Johnson-Laird y sus principios: una aplicación con modelos mentales de célula en estudiantes del curso de orientación universitária. Investigações em Ensino de Ciências, 6(3), 243-268. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/575

Roberts, J. R., Hagedorn, E., Dillenburg, P., Patrick, M., & Herman, T. (2005). Physical models enhance molecular three-dimensional literacy in an introductory biochemistry course. Biochemistry and Molecular Biology Education, 33(2), 105-110. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.2005.494033022426

Rotbain, Y., Marbach-Ad, G., & Stavy, R. (2006) Effect of bead and illustrations models on high school students' achievement in molecular genetics. Journal of Research in Science Teaching, 43(5), 500-529. Recuperado de https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1050891.pdf

Schönborn, K. J., & Anderson, T. R. (2006). The Importance of Visual Literacy in the Education of Biochemists. Biochemistry and Molecular Biology Education, 34(2), 94-102. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.2006.49403402094

Silva, A. R. (2010). Desenvolvimento e avaliação de modelos representativos para a construção de aminoácidos e de estruturas de proteína. (Tese doutorado em Física Aplicada - Biomolecular). Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-16022011-091415/pt-br.php

Silva, M. F. (2012). Compreensão da estrutura de proteínas por estudantes de nível superior, na perspectiva da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. (Dissertação mestrado em Física Aplicada – Biomolecular). Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76132/tde-09042013-083924/pt-br.php

Srivastava, A. (2016). Building mental models by dissecting physical models. Biochemistry and Molecular Biology Education, 44(1), 7-11. https://dx.doi.org/10.1002/bmb.20921

Tauceda, K. C., & Pino, J. C. D. (2010). Modelos e outras representações mentais no estudo do DNA em alunos do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 15(2), 337-354. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/299

Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Silva, M. F. da, & Bossolan, N. R. S. (2019). CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM MODELOS TÁTEIS PARA AS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE PROTEÍNAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(2), 17–37. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p17