COMPREENSÕES DE ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO SOBRE DESCOBERTA: DISCUSSÕES EM TORNO DO EPISÓDIO DA DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Jennyfer Alves Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p56

Palabras clave:

Sequência de Ensino-Aprendizagem, Abordagem Contextual, Radioatividade

Resumen

Na perspectiva da alfabetização científica, possibilitar a compreensão da Natureza da Ciência (NdC) tem sido um propósito assumido na comunidade de pesquisa, mobilizando uma discussão recorrente sobre currículos eficientes no sentido de proporcionar aos alunos a percepção de relevantes aspectos do processo de construção e legitimação das concepções científicas. Nesse sentido, a Abordagem Contextual é percebida como uma proposta promissora. Seguindo essa tendência, este artigo apresenta uma análise das discussões realizadas por alunos do Nível Médio da Educação Básica, junto à professora, sobre a descoberta da radioatividade, durante a aplicação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem (SEA) estruturada de acordo com a Abordagem Contextual. A análise busca evidenciar as distintas concepções dos alunos acerca da descoberta na ciência, que emergem ao longo das interações. A SEA compôs-se de nove aulas, que foram trabalhadas durante seis encontros. A discussão retratada no artigo acontece na aula 05, desenvolvida no terceiro encontro da SEA. Os dados registrados em vídeo foram mapeados dando origem a episódios, os quais foram definidos e transcritos, de acordo com a metodologia apresentada por Mortimer, Massicame, Tiberghien e Buty. A observação dos episódios possibilitou selecionar aqueles mais representativos da evolução das ideias dos alunos e submetê-los à Análise Textual Discursiva (ATD). A análise revela três principais categorias relacionadas ao conceito de descoberta: visualização do fenômeno, elaboração conceitual e construção coletiva. Verifica-se o compromisso dos alunos com uma concepção linear e empirista de ciência. Todavia, é possível perceber, ao longo da aula, a evolução da concepção de descoberta, aliada ao distanciamento de estereótipos a respeito da Natureza da Ciência. A discussão acerca das concepções dos alunos foi desenvolvida com referência em Kuhn, Alfonso-Goldfarb, Mathews, Cobern, Loving e Niaz.

Biografía del autor/a

Jennyfer Alves Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMA) pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, orientada pela Profª. Drª. Adjane da Costa Tourinho e Silva, desenvolve o projeto intitulado "A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA A PARTIR DO ESTUDO DE RADIOATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM&quot". Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe- UFS (2015). Atuou em pesquisa nas áreas de Química Verde, eco-materiais e nanotecnologia e projetos de pesquisa de ensino-aprendizagem em Química, jogos didáticos, softwares educacionais e experimentação no ensino de Química em tais atuações foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) respectivamente . 

Adjane da Costa Tourinho e Silva, Universidade Federal de Sergipe

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe (1989), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e do Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -NPGECIMA- desta universidade. É pesquisadora do Grupo Linguagem e Cognição em Salas de Aulas de Ciências (UFMG) e Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagem na Educação Básica (UFS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: interações discursivas e aspectos epistêmicos das salas de aula de ciências, ensino e aprendizagem de ciências e formação de professores de ciências da natureza.

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Publicado

2019-08-28

Cómo citar

Rocha, J. A., & Silva, A. da C. T. e. (2019). COMPREENSÕES DE ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO SOBRE DESCOBERTA: DISCUSSÕES EM TORNO DO EPISÓDIO DA DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 24(2), 56–71. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p56