CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS ESCRITOS: A INFLUÊNCIA DA METODOLOGIA DE ENSINO E DO GÊNERO DO DISCURSO
Palabras clave:
gêneros do discurso, metodologia, química, relatórioResumen
O propósito deste trabalho é o de comparar a construção (explicitação) escrita do conceito científico em aulas de química, por meio da qualidade da argumentação produzida por alunos do ensino básico, após participação em atividade de laboratório concebida sob duas metodologias de mediação. Na primeira metodologia de mediação (A) o conceito científico foi exposto para uma turma de alunos por demonstração, de forma estruturada, obedecendo-se uma sequência proposta no caderno didático do sistema oficial de ensino, e após a sua aplicação foi solicitado aos alunos a preparação de relatório sobre o experimento. Na segunda metodologia de mediação (B) o conceito científico, foi exposto por demonstração e debatido dialogicamente com outra turma de alunos, agregando-se características do ensino por investigação. Um roteiro para a produção escrita do gênero do discurso relatório foi distribuído e discutido com ambas as turmas de alunos. Os textos escritos e produzidos pelos alunos foram analisados com ênfase nos elementos do Padrão de Argumento de Toulmin, “justificativa” e “fundamentos”. Os resultados da análise dos textos mostram que há diferenças significativas na construção das “justificativas” e dos “fundamentos” em função das metodologias de ensino adotadas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.