ANÁLISE DOCUMENTAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO (1990-2010): CARACTERIZAÇÃO E PROPOSIÇÕES

Autores

  • Caio Samuel Franciscati da Silva Faculdade de Ciências – UNESP, campus de Bauru – Dept° de Psicologia Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru – SP, CEP - 17033-360
  • Jair Junior Lopes Faculdade de Ciências – UNESP, campus de Bauru – Dept° de Psicologia Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Bauru – SP, CEP - 17033-360

Palavras-chave:

análise documental, ensino de Biologia, ensino de Evolução

Resumo

O crescimento quantitativo e qualitativo das pesquisas em Ensino de Ciências impõe a necessidade de mapeamentos periódicos da produção científica sobre o assunto, com vistas a identificar suas principais características e tendências. Neste contexto, as pesquisas do tipo “estado da arte”, dado ao seu caráter inventariante, constituem-se em modalidades de investigação que nos permitem traçar panoramas históricos para uma dada área (ou subárea) do conhecimento. Diante do exposto, este trabalho objetiva traçar o panorama da produção acadêmica brasileira, representada por dissertações e teses, em Ensino de Evolução durante o período de 1990-2010. Os documentos passíveis de análise foram levantados em três bases de dados online e sua seleção ocorreu por meio da leitura de títulos, resumos e palavras-chaves com vistas a identificar os documentos que verdadeiramente abordavam o Ensino de Evolução. Os resultados encontrados evidenciam a preponderância do número de dissertações em relação ao de teses e a concentração da produção acadêmica em Ensino de Evolução na região Sudeste do Brasil, especialmente no Estado de São Paulo. Em relação às tendências de pesquisas, verificamos a prevalência de investigações relativas às concepções prévias de alunos e docentes (em todos os níveis de ensino) e à formação de professores.

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

da Silva, C. S. F., & Lopes, J. J. (2016). ANÁLISE DOCUMENTAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO (1990-2010): CARACTERIZAÇÃO E PROPOSIÇÕES. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(2), 505–521. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/142

Edição

Seção

Artigos