O CONCEITO DE ENERGIA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A DISCUSSÃO DA CONSERVAÇÃO/DEGRADAÇÃO DE ENERGIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PERSPECTIVAS FREIRE-CTS

Autores/as

  • Taís Regina Hansen Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS
  • Daniel Marsango
  • Débora Larissa Brum
  • Kátia Slodkowski Clerici
  • Rosemar Ayres dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p120

Palabras clave:

Educação em Ciências, Currículo, Conservação/Degradação de Energia, Ciência-Tecnologia-Sociedade, questões socioambientais.

Resumen

O conceito de energia é amplamente utilizado no cotidiano para descrever e explicar vários fenômenos presentes na natureza. Desse modo, permite abordagem interdisciplinar e unificadora para o currículo escolar, levando à compreensão de várias relações da nossa sociedade com o ambiente, nas quais muitas mudanças do ecossistema envolvem as transformações de energia em processos biológicos, físicos e químicos. Por exemplo, os processos de transformação de energia estão presentes em praticamente todas as máquinas construídas pela sociedade e, por vezes, constitui o pano de fundo de muitos problemas socioambientais como as mudanças climáticas. Assim, para a compreensão e enfrentamento desses, considera-se fundamental o entendimento do conceito de Energia. Nesse sentido, investigamos: como o tema energia (conservação/degradação) tem sido trabalhado no currículo da Educação Básica? Objetivando, por meio de pesquisa bibliográfica, compreender quais têm sido os encaminhamentos, no campo curricular, dados a esse conceito. Metodologicamente seguimos a Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin, sendo o corpus composto por seis periódicos considerando sua representatividade, conforme Educação em Ciências. Os resultados são discutidos a partir de cinco categorias a priori, obtidas de Auler, Dalmolin e Fenalti (2009): Abrangência dos temas; Surgimento dos temas; Disciplinas envolvidas na estruturação dos temas; Relação tema/conteúdo; Conteúdo tradicional designado de tema. Por meio das quais, verificamos a importância da abordagem temática freireana e CTS para o entendimento do conceito de Energia em suas diversas áreas do saber do currículo escolar. Assim, por meio da investigação compreendemos que o conceito de energia diferencia-se em diferentes áreas; entretanto, nas práticas efetivas em que ele foi trabalhado, houve dificuldades dos professores na abordagem do conceito, bem como no reconhecimento da energia como sendo estruturadora para os componentes curriculares que ministram. Desse modo, em parcela das abordagens o mesmo continuou muito ligado às concepções tradicionais. Entretanto, constatamos que a maioria das práticas foram capazes de propiciar mais participação dos estudantes no processo educacional. Também, o conceito pode ser considerado como chave para abordagem de temas universais e da promoção da interdisciplinaridade na Educação Básica, rompendo a visão de estar restrito a um conteúdo de determinado componente curricular. Desta forma, a temática pode possibilitar a ampliação de trabalhos e aplicações na área da educação formal, que levem em conta o caráter de formação social e cidadã, de sujeitos crítico-reflexivos e participativos, aptos a intervirem e apontarem solução de problemas de sua comunidade, de seu mundo vivido.

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Publicado

2020-05-01

Cómo citar

Hansen, T. R., Marsango, D., Brum, D. L., Clerici, K. S., & Santos, R. A. dos. (2020). O CONCEITO DE ENERGIA EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A DISCUSSÃO DA CONSERVAÇÃO/DEGRADAÇÃO DE ENERGIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PERSPECTIVAS FREIRE-CTS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 25(1), 120–139. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p120