ADULTERAÇÃO DO LEITE: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA VIVENCIADA POR UM GRUPO DE ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p01Palabras clave:
ensino de química, estudantes surdos, sequência de ensino investigativa, bilinguismoResumen
O conhecimento químico possibilita a compreensão das transformações que ocorrem na Natureza, bem como contribui para a formação de cidadãos críticos e preparados para a tomada de decisões na solução de problemas do cotidiano. A aprendizagem de conceitos químicos é mais efetiva quando os estudantes participam do processo de construção desses conhecimentos. Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar de que forma ocorre a construção de conceitos químicos durante uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com a temática adulteração do leite, desenvolvida com um grupo de estudantes surdos do ensino médio em uma perspectiva bilíngue. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa utilizando-se da pesquisa-ação. A SEI foi realizada em três etapas: i) concepções iniciais, problematização e levantamento de hipóteses; ii) atividade experimental; iii) sistematização e discussão pós-experimento. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação participante, da gravação das aulas, das produções dos estudantes, dos questionários aplicados antes e após a SEI e da entrevista semiestruturada. Em cada etapa buscou-se analisar as possibilidades de construção de conceitos químicos a partir do tema abordado. Os resultados indicaram que a SEI possibilitou aos estudantes uma argumentação mais fundamentada ao discutir o tema abordado e na solução do problema proposto, contribuindo para a apreensão de conceitos químicos, promovendo desenvolvimento intelectual e autonomia. Além disso, o debate do tema e a comunicação em sala de aula na língua materna do surdo (Libras) propiciaram a construção de conceitos científicos e promoveram maior envolvimento dos estudantes nas atividades realizadas.Citas
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