UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS

Autores/as

  • Thaís Rafaela Hilger Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Física Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre - RS
  • Adriane Griebeler Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Física Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre - RS

Palabras clave:

unidade de ensino potencialmente significativo, aprendizagem significativa, mapas mentais, mapas conceituais

Resumen

Neste trabalho são apresentados resultados preliminares obtidos a partir da implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo em quatro turmas de terceira série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Bagé (Rio Grande do Sul). O conteúdo proposto trata de conceitos relacionados à Física Quântica (quantização, incerteza, estado e superposição de estados), apresentado de acordo com a sequência de oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativo, visando à aprendizagem significativa desses conceitos. São analisados neste trabalho mapas mentais e mapas conceituais elaborados em duplas, bem como a comparação entre eles. Ainda são apresentados alguns comentários de estudantes sobre seu desenvolvimento na compreensão dos conceitos abordados na proposta. A proposta teve boa receptividade e, apesar de o estudo ainda estar em andamento e fazer parte de uma investigação mais ampla, já fornece indícios de aprendizagem significativa, que é o objetivo de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativo.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

Hilger, T. R., & Griebeler, A. (2016). UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 18(1), 199–213. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/169