AUTOAVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marta Maximo Pereira CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu e USP, Brasil
  • Viviane Abreu de Andrade CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu e Fiocruz/RJ, Brasil

Palavras-chave:

autoavaliação, metacognição, aprendizagem, ensino de ciências

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, em que uma atividade de autoavaliação foi utilizada como instrumento para análise interpretativa do conhecimento e das estratégias metacognitivos adotados por alunos em aulas de Física. A atividade de autoavaliação foi realizada, no ano letivo de 2009, por três turmas de 2º ano do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu (CEFET/RJ UnED NI). A análise realizada nos permitiu associar os elementos mencionados nos textos dos alunos aos conhecimentos metacognitivos.  Dessa forma, sugerimos que a escrita de uma atividade de autoavaliação pode atuar como uma estratégia tanto de monitoramento e autorregulação cognitivos, auxiliando a aprendizagem, como um instrumento de pesquisa sobre metacognição.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Pereira, M. M., & de Andrade, V. A. (2016). AUTOAVALIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(3), 663–674. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/180

Edição

Seção

Artigos