PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70Palabras clave:
Pensamento crítico e criativo, Propostas didáticas, Ensino das ciênciasResumen
A sociedade contemporânea evidencia diversos avanços científicos e tecnológicos que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida de seres humanos. Todavia, tem também acentuado problemas e assimetrias entre os mesmos, como a escassez de água potável e de produção alimentar, o acesso a cuidados de saúde e a desinformação. O ensino das ciências necessita, pois, de ser repensado de modo a responder eficazmente a estes complexos desafios. Nesse sentido, uma das exigências e radica na necessidade de se centrar o curículo, os programas e as práticas de ensino no âmbito de todas as disciplinas em áreas de competências, como as de pensamento crítico e criativo (PCC). Uma das formas de o conseguir é investindo no desenvolvimento de propostas didáticas para os alunos vivenciarem a participação cidadã responsável, mobilizando explicitamente o PCC. Neste quadro, realizou-se um estudo com o propósito de elaborar, implementar e avaliar propostas didáticos com foco no PCC, para o ensino das ciências com alunos dos 8 aos 12 anos. Decorrente disso, a questão de investigação norteadora do estudo foi: “As propostas didáticas elaboradas e implementadas contribuem para a melhoria do PCC dos alunos envolvidos”? O estudo seguiu uma natureza mista, por um lado, com um planeamento de Investigação-ação para o desenvolvimento de propostas didáticas e, por outro, um design pré-teste e pós-teste com seleção não aleatória dos sujeitos. Os resultados obtidos suportam a conclusão de que as propostas didáticas elaboradas e implementadas promoveram estes tipos de pensamento dos alunos envolvidos. Estas propostas relevam-se, pois, de amplo potencial, no contexto do ensino das ciências, para alunos destes níveis etários, dadas as temáticas transversais em que se centraram. Afiguram-se também como exemplos a serem usados na formação de professores, de modo a desenvolverem práticas que promovam explícita e intencionalmente estes dois tipos de pensamento.Citas
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