PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES

Autores/as

  • Celina Tenreiro-Vieira Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia Portugal
  • Rui M. Vieira Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia Portugal http://orcid.org/0000-0003-0610-6896

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70

Palabras clave:

Pensamento crítico e criativo, Propostas didáticas, Ensino das ciências

Resumen

A sociedade contemporânea evidencia diversos avanços científicos e tecnológicos que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida de seres humanos. Todavia, tem também acentuado problemas e assimetrias entre os mesmos, como a escassez de água potável e de produção alimentar, o acesso a cuidados de saúde e a desinformação. O ensino das ciências necessita, pois, de ser repensado de modo a responder eficazmente a estes complexos desafios. Nesse sentido, uma das exigências e radica na necessidade de se centrar o curículo, os programas e as práticas de ensino no âmbito de todas as disciplinas em áreas de competências, como as de pensamento crítico e criativo (PCC). Uma das formas de o conseguir é investindo no desenvolvimento de propostas didáticas para os alunos vivenciarem a participação cidadã responsável, mobilizando explicitamente o PCC. Neste quadro, realizou-se um estudo com o propósito de elaborar, implementar e avaliar propostas didáticos com foco no PCC, para o ensino das ciências com alunos dos 8 aos 12 anos. Decorrente disso, a questão de investigação norteadora do estudo foi: “As propostas didáticas elaboradas e implementadas contribuem para a melhoria do PCC dos alunos envolvidos”? O estudo seguiu uma natureza mista, por um lado, com um planeamento de Investigação-ação para o desenvolvimento de propostas didáticas e, por outro, um design pré-teste e pós-teste com seleção não aleatória dos sujeitos. Os resultados obtidos suportam a conclusão de que as propostas didáticas elaboradas e implementadas promoveram estes tipos de pensamento dos alunos envolvidos. Estas propostas relevam-se, pois, de amplo potencial, no contexto do ensino das ciências, para alunos destes níveis etários, dadas as temáticas transversais em que se centraram. Afiguram-se também como exemplos a serem usados na formação de professores, de modo a desenvolverem práticas que promovam explícita e intencionalmente estes dois tipos de pensamento.

Biografía del autor/a

Rui M. Vieira, Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia Portugal

Professor de Didática das Ciências e Investigador do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro desde outubro de 2003. Códigos de identificação e acesso como Investigador:Ciência ID: BB18-77AF-AFF9 (https://www.cienciavitae.pt/cv/)ID Researcher of Web of Science: AAB-1727-2019 (https://publons.com/researcher/533087/rui-vieira/)Scopus ID: 55771939700 (https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55771939700

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2021). PROMOVER O PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: PROPOSTAS DIDÁTICAS E SEUS CONTRIBUTOS EM ALUNOS PORTUGUESES. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(1), 70–84. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p70

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