AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Sabrina Gabriela Klein Universidade Federal de Santa Maria
  • Diuliana Nadalon Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p375

Palavras-chave:

Avaliação, Abordagem Temática, Currículo, Ensino de Ciências, Freire

Resumo

A avaliação escolar, historicamente, é marcada pela lógica do controle técnico, baseada em mecanismos autoritários, por isso, romper com essa tradição é um desafio. Todavia, a perspectiva de reestruturação curricular da Abordagem Temática tem se apresentado como possibilidade para repensar a avaliação escolar, visto que é pautada em uma concepção de educação libertadora. Em articulação a essa perspectiva, os Três Momentos Pedagógicos vêm sendo utilizados nos contextos educativos e, neste sentido, este trabalho investiga de que maneira as teses e dissertações brasileiras vêm compreendendo e desenvolvendo seus processos avaliativos, baseados nos Três Momentos Pedagógicos articulados à Abordagem Temática.  Por meio de um processo de Análise Textual Discursiva, percebeu-se os Três Momentos Pedagógicos como uma possibilidade de avaliação, com características de uma avaliação emancipatória, pois é dialógica, problematizadora, crítica e possui função diagnóstica com o intuito de replanejamento da ação educativa. Além disso, evidenciou-se o potencial de avaliação processual que ocorre em todos os momentos do seu desenvolvimento, não estando reduzido ao último momento pedagógico.

Biografia do Autor

Sabrina Gabriela Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Ciências da Educação Básica e doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS)

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS)

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Klein, S. G., Pereira, D. N., & Muenchen, C. (2021). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(1), 375–387. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p375

Edição

Seção

Artigos