AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autores/as

  • Sabrina Gabriela Klein Universidade Federal de Santa Maria
  • Diuliana Nadalon Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p375

Palabras clave:

Avaliação, Abordagem Temática, Currículo, Ensino de Ciências, Freire

Resumen

A avaliação escolar, historicamente, é marcada pela lógica do controle técnico, baseada em mecanismos autoritários, por isso, romper com essa tradição é um desafio. Todavia, a perspectiva de reestruturação curricular da Abordagem Temática tem se apresentado como possibilidade para repensar a avaliação escolar, visto que é pautada em uma concepção de educação libertadora. Em articulação a essa perspectiva, os Três Momentos Pedagógicos vêm sendo utilizados nos contextos educativos e, neste sentido, este trabalho investiga de que maneira as teses e dissertações brasileiras vêm compreendendo e desenvolvendo seus processos avaliativos, baseados nos Três Momentos Pedagógicos articulados à Abordagem Temática.  Por meio de um processo de Análise Textual Discursiva, percebeu-se os Três Momentos Pedagógicos como uma possibilidade de avaliação, com características de uma avaliação emancipatória, pois é dialógica, problematizadora, crítica e possui função diagnóstica com o intuito de replanejamento da ação educativa. Além disso, evidenciou-se o potencial de avaliação processual que ocorre em todos os momentos do seu desenvolvimento, não estando reduzido ao último momento pedagógico.

Biografía del autor/a

Sabrina Gabriela Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Ciências da Educação Básica e doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS)

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS)

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Klein, S. G., Pereira, D. N., & Muenchen, C. (2021). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM TEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 26(1), 375–387. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p375