A ARTICULAÇÃO DA TRÍADE CTS: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA APLICADA NO CONTEXTO DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p124Palabras clave:
Enfoque CTS, EJA, Ensino de BiologiaResumen
O trabalho apresenta reflexões sobre a articulação da tríade CTS com base em dados reunidos em pesquisa de intervenção realizada junto a estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos, a professora da turma e a professora-pesquisadora. Os dados foram obtidos com base em observações, com a construção de um memorial descritivo-reflexivo, de gravações em áudio de algumas aulas, questionários, entrevistas e análise de relatórios produzidos pelos alunos. Os fundamentos teóricos da pesquisa consistiram dos estudos CTS, da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), proposta por Dermeval Saviani e, adicionalmente, autores que discutem a EJA e suas especificidades. As categorias para a análise foram estabelecidas com base na utilização da análise de conteúdo de Bardin (2011), sobretudo aplicando as técnicas de análise categorial – análise temática. São elas: i) articulação da tríade CTS; ii) prática didático-pedagógica; iii) percepções dos sujeitos envolvidos sobre o processo. No entanto, neste trabalho, colocamos em evidência somente os dados da primeira categoria analisada. Os resultados são relevantes porque evidenciam que a transposição das relações CTS para o contexto educacional resulta em ênfases diferenciadas em relação aos aspectos da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tais considerações podem ser pertinentes para a construção de propostas curriculares envolvendo o enfoque CTS no ensino de Biologia da EJA.Citas
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