LEITURA DE TEXTOS DE CIÊNCIAS DE DIFERENTES GÊNEROS: UM OLHAR COGNITIVO-PROCESSUAL

Autores/as

  • Rogério Gonçalves Nigro GEPEC – Grupo de estudo e pesquisa em ensino de ciências
  • Silvia L. F. Trivelato FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palabras clave:

leitura, textos, gênero, livro texto, divulgação científica.

Resumen

Neste trabalho avaliamos a compreensão leitora de duas amostras de estudantes de 14-15 anos, cada uma delas aleatoriamente designada a ler um texto de ciências de um determinado gênero (divulgação científica ou livro texto). Os textos lidos tratavam do mesmo assunto: a doença genética anemia falciforme. Nos testes de conhecimento e de aplicação realizados, verificamos que leitores do material de divulgação científica obtiveram melhores pontuações do que os seus pares que leram o trecho de livro texto. Além disso, as meninas obtiveram resultados superiores aos meninos. Estes dados sugerem que, para a amostra de leitores sujeito desse trabalho, o processamento leitor pode se dar de maneira diferenciada em função do gênero de texto, do sexo dos estudantes, ou de uma interação entre ambos. Sugerimos que estes fatores sejam seriamente levados em consideração e objeto de investigações futuras, as quais abordem o tema leitura na educação em ciências sob um ponto de vista cognitivo-processual.

Publicado

2016-07-23

Cómo citar

Nigro, R. G., & Trivelato, S. L. F. (2016). LEITURA DE TEXTOS DE CIÊNCIAS DE DIFERENTES GÊNEROS: UM OLHAR COGNITIVO-PROCESSUAL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(3), 553–573. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/262