DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA INOVAÇÃO: SUBSÍDIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE UM PROGRAMA

Autores/as

  • Maria Inês Ribas Rodrigues Curso de Física - Universidade Católica de Brasília School of Education - University of Leeds
  • Maria Lúcia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Com este artigo, iniciamos uma seção especial dedicada a identificar e descrever os desafios que os formadores de professores de ciências enfrentarão, na medida em que tenham por objetivo elaborar e implementar programas que auxiliem os professores a apr

Resumen

Com este artigo, iniciamos uma seção especial dedicada a identificar e descrever os desafios que os formadores de professores de ciências enfrentarão, na medida em que tenham por objetivo elaborar e implementar programas que auxiliem os professores a aprender novos paradigmas de ensino e aprendizagem no contexto da melhoria do ensino de Ciências. Desta forma, compreendemos que não só os professores necessitarão reconstruir seus saberes, mas também os formadores, que entre outras ações, deverão rever suas estratégias. Sob a perspectiva da revisão teórica e metodológica, apresentamos, nessa primeira etapa, a elaboração do instrumento de análise de um programa de desenvolvimento profissional de formadores de professores de Ciências, no contexto de integração entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, as Diretorias Regionais de Ensino e Escolas Públicas. Como resultado identificamos os principais aspectos que um programa dessa natureza deve apresentar para propiciar o desenvolvimento profissional dos participantes, de forma a possibilitar a melhoria no ensino de Ciências nas séries iniciais.

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Rodrigues, M. I. R., & Abib, M. L. V. dos S. (2016). DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA INOVAÇÃO: SUBSÍDIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA ANÁLISE DE UM PROGRAMA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 15(1), 201–218. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/321

Artículos más leídos del mismo autor/a