FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A HISTÓRIA DE MARINA

Autores/as

  • Alcione Torres Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Praça da Primavera, nº. 40, Bairro Primavera CEP: 45.700-000 Itapetinga - BA
  • Nelson R. Ribas Bejarano Universidade Federal da Bahia Rua Barão de Jeremoabo, s/n - Campus Universitário de Ondina CEP: 40170-115 Salvador - BA

Palabras clave:

história de vida, formação, professores de Química, experiências formadoras

Resumen

O presente artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado, junto ao Programa de PósGraduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS1 , desenvolvida com professores da educação básica, alunos do Programa de Licenciatura Especial (PROLE) em Química da UFBA. O método utilizado para a coleta e análise dos dados foi o da História de Vida, a partir, principalmente, das contribuições teóricas de Josso (2004), Nóvoa (1988, 1992 e 1995), Larrosa (1994 e 2002) e Pineau (1999), no que diz respeito à formação, à autoformação e ao percurso de desenvolvimento pessoal e profissional de professores, que, apesar de não possuírem formação em Química já possuem muita experiência no ensino desta disciplina. Especialmente de Larrosa (2002) e Josso, nos utilizamos dos conceitos de experiência e de experiências formadoras, que apontam a relevância destas para o desenvolvimento e a construção da identidade profissional dos professores. O trabalho foi desenvolvido com três alunos do referido programa de licenciatura, buscando a reconstituição de aspectos biográficos relevantes que indicam a existência dessas experiências formadoras e do papel destas no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. O instrumento principal da pesquisa é a entrevista profunda. Para os objetivos do presente artigo, escolhemos a apresentação e discussão da história de Marina2 , professora de Química há 24 anos e que desenvolveu seu método de trabalho a partir de experiências com seus antigos professores e com aulas de catequese na igreja que freqüenta. A reconstituição e análise da história de vida de Marina nos proporcionou melhor entendimento sobre alguns aspectos relacionados à formação, como a influência dos acontecimentos cotidianos, tanto pessoais como profissionais no desenvolvimento do professor.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

Ribeiro, A. T., & Bejarano, N. R. R. (2016). FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: A HISTÓRIA DE MARINA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(3), 357–375. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/347