IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p296

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Formação Docente, Trajetórias

Resumen

O presente artigo visa compreender como o docente universitário constrói a sua identidade profissional, a partir da Epistemologia de Ludwik Fleck. Partindo destes pressupostos, tem-se a seguinte questão norteadora: Como é constituída a formação e saberes no processo de desenvolvimento docente dos professores de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)? Tendo como objetivo analisar como o professor da área das Ciências da Natureza da UFNT constitui a sua formação no seu processo de desenvolvimento profissional. A pesquisa foi desenvolvida dentro de abordagem qualitativa, se caracterizando como um Estudo de Caso. Sobre a coleta de dados, foi realizada uma entrevista individual com professores da área das Ciências da Natureza da Universidade, já em relação à análise dos dados, partiu-se de categorias fleckianas a priori: estilo e coletivo de pensamento, e a partir das entrevistas construiu-se as categorias a posteriori: Identidade Docente e Saberes Docentes necessários para o ensino superior. Foi possível identificar, no discurso produzido por essa metodologia de análise, os elementos estruturais da identidade docente desses professores. Logo, os dados nos revelam o que cada professor entrevistado confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, do modo de situar-se no mundo, da história de vida e principalmente, de seus saberes.

Biografía del autor/a

Jane Darley Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutora em Química com ênfase em formação de professores. Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim - UFNT).

Joseilson Alves de Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutor em Ciência pelo Instituto de Química (UNICAMP). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim - UFNT). 

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

Santana Paixão, M., Alves dos Santos, J. D., & Alves de Paiva, J. (2024). IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 29(2), 296–308. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p296