IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p296

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação Docente, Trajetórias

Resumo

O presente artigo visa compreender como o docente universitário constrói a sua identidade profissional, a partir da Epistemologia de Ludwik Fleck. Partindo destes pressupostos, tem-se a seguinte questão norteadora: Como é constituída a formação e saberes no processo de desenvolvimento docente dos professores de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)? Tendo como objetivo analisar como o professor da área das Ciências da Natureza da UFNT constitui a sua formação no seu processo de desenvolvimento profissional. A pesquisa foi desenvolvida dentro de abordagem qualitativa, se caracterizando como um Estudo de Caso. Sobre a coleta de dados, foi realizada uma entrevista individual com professores da área das Ciências da Natureza da Universidade, já em relação à análise dos dados, partiu-se de categorias fleckianas a priori: estilo e coletivo de pensamento, e a partir das entrevistas construiu-se as categorias a posteriori: Identidade Docente e Saberes Docentes necessários para o ensino superior. Foi possível identificar, no discurso produzido por essa metodologia de análise, os elementos estruturais da identidade docente desses professores. Logo, os dados nos revelam o que cada professor entrevistado confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, do modo de situar-se no mundo, da história de vida e principalmente, de seus saberes.

Biografia do Autor

Jane Darley Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutora em Química com ênfase em formação de professores. Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim - UFNT).

Joseilson Alves de Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutor em Ciência pelo Instituto de Química (UNICAMP). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim - UFNT). 

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Santana Paixão, M., Alves dos Santos, J. D., & Alves de Paiva, J. (2024). IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK. Investigações Em Ensino De Ciências, 29(2), 296–308. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p296

Edição

Seção

Artigos