DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p460Palabras clave:
divulgação científica, educação CTS, formação de professoresResumen
As redes sociais digitais vêm sendo cada vez mais utilizadas enquanto ferramentas para a promoção da Divulgação Científica. Em uma perspectiva crítica e contextualizada, a Divulgação Científica pode promover o processo de popularização da Ciência, a partir dos parâmetros de uma educação pautada nas inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesse contexto, a seguinte pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de experiências relacionadas à Divulgação Científica nas redes sociais para a formação inicial de professores de Biologia. Para tanto, a investigação foi estruturada metodologicamente por meio da aplicação de um questionário e realização de entrevistas semiestruturadas com discentes em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As informações reunidas foram examinadas à luz da Análise Textual Discursiva, possibilitando a estruturação da categoria final apresentada nesse estudo, intitulada “Experiências com a Divulgação Científica nas redes sociais digitais: implicações para a formação inicial e atuação docente”. A partir das discussões apresentadas foi possível observar que experiências na formação inicial, relacionadas com a Divulgação Científica nas redes sociais, contribuíram para o desenvolvimento de estratégias para a atuação das licenciandas em sala de aula. A partir das estratégias e ideias apresentadas pelas licenciandas, também foram identificadas aproximações aos propósitos da Educação CTS.Citas
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