DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p460

Palabras clave:

divulgação científica, educação CTS, formação de professores

Resumen

As redes sociais digitais vêm sendo cada vez mais utilizadas enquanto ferramentas para a promoção da Divulgação Científica. Em uma perspectiva crítica e contextualizada, a Divulgação Científica pode promover o processo de popularização da Ciência, a partir dos parâmetros de uma educação pautada nas inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesse contexto, a seguinte pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de experiências relacionadas à Divulgação Científica nas redes sociais para a formação inicial de professores de Biologia. Para tanto, a investigação foi estruturada metodologicamente por meio da aplicação de um questionário e realização de entrevistas semiestruturadas com discentes em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As informações reunidas foram examinadas à luz da Análise Textual Discursiva, possibilitando a estruturação da categoria final apresentada nesse estudo, intitulada “Experiências com a Divulgação Científica nas redes sociais digitais: implicações para a formação inicial e atuação docente”. A partir das discussões apresentadas foi possível observar que experiências na formação inicial, relacionadas com a Divulgação Científica nas redes sociais, contribuíram para o desenvolvimento de estratégias para a atuação das licenciandas em sala de aula. A partir das estratégias e ideias apresentadas pelas licenciandas, também foram identificadas aproximações aos propósitos da Educação CTS.

Biografía del autor/a

João Vitor Venceslau de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Andrei Steveen Moreno-Rodríguez, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional (UPN) da Colômbia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professor Visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e no curso de Licenciatura em Química.

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

Almeida, J. V. V. de, & Moreno-Rodríguez, A. S. (2024). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 29(2), 460–478. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n2p460