EDUCAÇÃO EM CENTROS DE CIÊNCIAS: VISITAS ESCOLARES AO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO CDCC/USP

Autores/as

  • Pedro Donizete Colombo Junior Departamento de Física Teórica do Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo - USP
  • Silvia Calbo Aroca Programa de Pós-graduação do Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo - USP
  • Cibelle Celestino Silva Professora do Instituto de Física de São Carlos Universidade de São Paulo

Palabras clave:

educação não formal, centro de ciências, astronomia

Resumen

O presente artigo analisa os resultados obtidos na atividade “Visita Orientada a Grupos Escolares” realizada no Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertencente à Universidade de São Paulo (USP) com alunos do ensino fundamental de terceira e quarta séries. Os objetivos da pesquisa foram identificar a influência e motivação da atividade na aprendizagem de conceitos astronômicos. Para isso, utilizamos metodologia de pesquisa qualitativa apoiada em observação, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que é difícil para as crianças entenderem a noção de espaço e distância no Sistema Solar, por outro lado, a atividade motiva os alunos a retornarem com seus familiares ao Observatório. Enfim, o sucesso de uma visita a um centro de ciências, visando a motivação e o aprendizado de conceitos básicos, se deve a três momentos: aquele que antecede a chegada, a visita e retorno à sala de aula. 

Publicado

2016-10-16

Cómo citar

Colombo Junior, P. D., Aroca, S. C., & Silva, C. C. (2016). EDUCAÇÃO EM CENTROS DE CIÊNCIAS: VISITAS ESCOLARES AO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO CDCC/USP. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 14(1), 25–36. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/407