ABORDAGEM DAS RELAÇÕES CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
CTS, livro didático, Química no Ensino MédioResumen
Este trabalho teve como objetivo verificar como a relação entre Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) está presente nos livros didáticos de Química recomendados pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. O interesse pelo livro didático deve-se ao fato de ser o recurso mais utilizado pelo professor na preparação de suas aulas. Assim, é importante que pesquisas sejam realizadas com o objetivo de apontar onde os autores desses livros poderiam melhorar sua qualidade. Acreditamos que um dos caminhos seja a introdução da relação CTS, que surgiu a partir da necessidade de se estabelecer novos caminhos para o ensino, especificamente para o ensino de ciências. Um dos objetivos da educação CTS é criar condições para que os alunos desenvolvam habilidades e competências, tornando-os capazes de discutir questões científicas e tecnológicas que permeiam a sociedade. As análises dos livros didáticos foram realizadas utilizando-se como referência os descritores e indicadores propostos por Fracalanza e Megid-Neto (2006). Foi escolhida para o estudo a área de Química Orgânica, nos conteúdos referentes às funções orgânicas, por se tratar de uma área com grande aplicação na sociedade. Os resultados mostraram que, em geral, as relações CTS não estão totalmente contempladas nos conteúdos investigados, o que pode contribuir para que as aulas de Química sejam desenvolvidas por meio de atividades desvinculadas do contexto social dos alunos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.