PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL: O ENSINO DE FÍSICA, A ABORDAGEM CTS E OS TEMAS CONTROVERSOS
Palabras clave:
Abordagem CTS, Temas Controversos, Ensino de Física, Concepções de Ensino.Resumen
Neste trabalho, procuramos identificar a concepção de ensino de Física presente entre os futuros professores dessa área, bem como identificar os obstáculos enfrentados ao tratarem de temas controversos em suas aulas. Nossos dados foram coletados a partir do desenvolvimento de algumas atividades na disciplina de Prática de Ensino oferecida a alunos concluintes de um Curso de Licenciatura em Física de uma Universidade Pública do Interior do Estado de São Paulo. Os dados analisados indicam que alguns futuros professores de Física receiam que o trabalho educativo com temas científicos, envolvendo as dimensões social e ambiental, poderia levar a uma aprendizagem menos exigente e com um menor número de conceitos científicos. Outros dados apontam que a formação vivenciada por alguns licenciandos no Ensino Básico e Superior orienta de tal forma suas visões de ensino que alguns deles se incomodam com a perspectiva de realizar trabalhos educativos que tratam de temas controversos, mesmo entendendo a possível relevância de práticas dessa natureza e suas possíveis relações com a Física. A análise dos dados obtidos nos indica que as atividades de ensino de Física privilegiadas pelos futuros professores em suas práticas nas escolas são, até certo ponto, uma reprodução daqueles processos por eles vivenciados tanto na escola básica como em seus cursos de graduação. Consideramos, portanto, que as experiências vivenciadas pelos futuros professores, enquanto alunos de escola básica e em seus cursos de graduação são um dos principais fatores determinantes das concepções de ensino de Física por eles apresentadas. Essas, por sua vez, podem tornar-se obstáculos para a incorporação de temas controversos - vistos aqui como um dos princípios metodológicos significativos para a contextualização dos conteúdos da Física na escola básica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.