PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL INCREMENTANDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE

Autores/as

  • Lauro Lopes Rodrigues Escola Estadual José Mariano,
  • Cristiane Maria Rocha Farrapeira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

Manguezal, percepção ambiental, educação ambiental, contextualização, ensino.

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá-los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.

Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Rodrigues, L. L., & Farrapeira, C. M. R. (2016). PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL INCREMENTANDO AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE-PE. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 13(1), 79–93. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/421