A VALIDAÇÃO DE ARGUMENTOS EM SALA DE AULA: UM EXEMPLO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • Silvania Souza do Nascimento
  • Christian Plantin
  • Rodrigo Drumond Vieira

Palavras-chave:

formação de professores, processos de ensino e aprendizagem, argumentação, validação de argumentos

Resumo

Neste artigo tecemos algumas contribuições sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir de uma análise dos procedimentos de validação de argumentos em um contexto de formação inicial de professores de física. As validações observadas colocam em evidência a dominância interativa do formador e do “bom aluno” e se constituíram como hetero-validações do tipo Se. Por fim, discutimos algumas implicações dos resultados obtidos para o gerenciamento do discurso em sala de aula, inclusive a relevância que as validações dos enunciados dos licenciandos podem ter tanto na promoção de uma situação dialógica quanto simplesmente na aniquilação de todas as contraposições de idéias.

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Publicado

2016-10-21

Como Citar

do Nascimento, S. S., Plantin, C., & Vieira, R. D. (2016). A VALIDAÇÃO DE ARGUMENTOS EM SALA DE AULA: UM EXEMPLO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 13(2), 169–185. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/429

Edição

Seção

Artigos