DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA HIPERMÍDIA QUE INTEGRA CONCEITOS BÁSICOS DE MECÂNICA, BIOMECÂNICA E ANATOMIA HUMANA

Autores/as

  • Flavia Rezende Laboratório de Tecnologias Cognitivas NUTES-UFRJ CCS, Bloco A, sala 12 – Cidade Universitária - Ilha do Fundão CEP 21949-900 – Rio de Janeiro - RJ
  • Marco Antonio Cavalcanti Garcia Laboratório de Biomecânica - Departamento de Biociências da Atividade Física Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ
  • Cláudio dos Santos Dias Cola Universidade Estácio de Sá Jardim Sans Souci, s/nº, Braunes CEP: 28610-010 – Nova Friburgo - RJ

Palabras clave:

Hipermídia, Interdisciplinaridade, Física, Biomecânica, Anatomia

Resumen

Este trabalho descreve a modelagem de um sistema hipermídia de aprendizagem que integra conceitos físicos, biomecânicos e anatômicos envolvidos no movimento humano (denominado de “Biomec”) e um estudo realizado a partir de sua utilização por estudantes universitários. O desenho instrucional do sistema hipermídia “Biomec” foi elaborado de maneira a aproximar suas características a um referencial teórico que articula Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) à abordagem interdisciplinar do conhecimento. O sistema foi avaliado a partir de sua utilização por estudantes das disciplinas de Biomecânica I e Cinesiologia de um curso de licenciatura em Educação Física, visando a responder as seguintes questões: (i) qual o seu impacto sobre a atitude dos alunos em relação à Física? (ii) em que medida a abordagem do conteúdo segundo a estrutura hipertextual do sistema favorece a visão interdisciplinar do movimento humano? (iii) em que medida os perfis de navegação dos alunos se adaptam a necessidades conceituais dos alunos de diferentes disciplinas do curso? Os alunos responderam a instrumentos que avaliaram aspectos afetivos e cognitivos antes e após a interação com o sistema, além de terem suas navegações registradas e analisadas. O conjunto de dados obtidos permitiu concluir que o sistema desenvolvido é um material educativo relevante, capaz de influenciar positivamente a atitude dos alunos em relação à Física e favorecer a abordagem interdisciplinar do movimento humano e que parece atender melhor aos estudantes de Biomecânica I do que os de Cinesiologia.

Publicado

2016-11-06

Cómo citar

Rezende, F., Garcia, M. A. C., & Cola, C. dos S. D. (2016). DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA HIPERMÍDIA QUE INTEGRA CONCEITOS BÁSICOS DE MECÂNICA, BIOMECÂNICA E ANATOMIA HUMANA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 11(2), 239–251. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/495