DOS MODELOS HISTÓRICOS (HISTÓRIA DA GEOLOGIA) AOS MODELOS DOS ALUNOS. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS MODELOS MENTAIS, RESPEITANTES À ORIGEM, AO ARMAZENAMENTO E À CIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, REALIZADO COM ALUNOS DO 12º ANO DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS

Autores/as

  • Maria Margarida Silva [silvamarg@mail.pt] Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, 2500 Caldas da Rainha - Portugal
  • Filomena Amador Universidade Aberta. Rua da Escola Politécnica, nº 1471250 Lisboa - Portugal.

Palabras clave:

modelos mentais, modelos históricos, ensino de Geologia

Resumen

O nosso estudo localiza-se na intersecção de três áreas: a história da ciência, em particular a história da geologia, a ciência cognitiva, com especial destaque para a teoria dos modelos mentais de Jonhson-Laird e o ensino das ciências. Os objectivos da investigação foram os seguintes: a identificação dos modelos mentais dos alunos associados à origem, ao armazenamento e à circulação das águas subterrânea e a detecção de eventuais evoluções destes modelos, resultantes das diversas intervenções. A investigação foi realizada com uma amostra de 38 alunos do 12º ano do ensino secundário. No final apresentam-se os resultados obtidos e sugere-se o desenvolvimento de propostas de materiais didácticos, inspiradas na história da geologia e teoricamente fundamentadas neste tipo de estudos.

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Silva, M. M., & Amador, F. (2016). DOS MODELOS HISTÓRICOS (HISTÓRIA DA GEOLOGIA) AOS MODELOS DOS ALUNOS. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE OS MODELOS MENTAIS, RESPEITANTES À ORIGEM, AO ARMAZENAMENTO E À CIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, REALIZADO COM ALUNOS DO 12º ANO DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 7(3), 205–214. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/558