INTERPRETAÇÕES DA TEORIA QUÂNTICA E AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE FÍSICA

Autores/as

  • Roberto Luiz Montenegro Instituto de Física – Universidade de São Paulo
  • Osvaldo Pessoa Jr. Universidade Federal da Bahia – Universidade Estadual de Feira de Santana IF-UFBa

Palabras clave:

ensino de Mecânica Quântica, pesquisa em ensino de Física, interpretações da Mecânica Quântica

Resumen

Este artigo investiga as interpretações “privadas” que os alunos de Mecânica Quântica desenvolvem a respeito desta teoria. Através de questionários, analisamos suas concepções sobre o experimento da dupla fenda, princípio de incerteza, estado quântico, retrodição e postulado da projeção. Correlacionando as respostas de cada aluno, constatamos que diferentes interpretações privadas são freqüentemente usadas para analisar diferentes problemas. Outras conclusões sobre os processos cognitivos dos alunos são também obtidas

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Montenegro, R. L., & Pessoa Jr., O. (2016). INTERPRETAÇÕES DA TEORIA QUÂNTICA E AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE FÍSICA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 7(2), 107–126. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/564