APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: IDÉIAS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSO SUPERIOR

Autores/as

  • Bernardo Buchweitz Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

educação, aprendizagem, teorias de aprendizagem

Resumen

Aprendizagem significativa sempre é um dos grandes objetivos que está presente em um processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma investigação com 40 estudantes concluintes dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas. Solicitou-se que selecionassem e descrevessem uma aprendizagem que foi significativa, ficou marcada e bem caracterizada ao longo da sua vida. As respostas mostraram que as aprendizagens consideradas significativas não foram apenas cognitivas, mas também de atitudes e de habilidades e caracterizaram-se predominantemente por envolverem a participação ativa de cada um. Elas ocorreram em diferentes momentos e situações do dia a dia, a maioria fora da sala de aula. Quando os estudantes foram solicitados a comentar esse resultado, numa segunda fase da investigação, as suas respostas evidenciaram em parte que isso se deve ao ensino pouco adequado, mas há fortes e freqüentes destaques a aspectos relacionados com a importância da participação ativa em termos de vivenciar, sentir, interagir, aplicar, praticar e fazer. Também são citados o prazer, o interesse, o estímulo e o gosto maior pelas atividades em situações fora da sala de aula como motivos para ocorrer a aprendizagem significativa. Essas são idéias sobre aprendizagem significativa trazidas por estudantes, semelhantes ou não às de psicólogos e educadores

Publicado

2016-11-16

Cómo citar

Buchweitz, B. (2016). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: IDÉIAS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSO SUPERIOR. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 6(2), 133–141. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/581