APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: IDÉIAS DE ESTUDANTES CONCLUINTES DE CURSO SUPERIOR
Palabras clave:
educação, aprendizagem, teorias de aprendizagemResumen
Aprendizagem significativa sempre é um dos grandes objetivos que está presente em um processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma investigação com 40 estudantes concluintes dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas. Solicitou-se que selecionassem e descrevessem uma aprendizagem que foi significativa, ficou marcada e bem caracterizada ao longo da sua vida. As respostas mostraram que as aprendizagens consideradas significativas não foram apenas cognitivas, mas também de atitudes e de habilidades e caracterizaram-se predominantemente por envolverem a participação ativa de cada um. Elas ocorreram em diferentes momentos e situações do dia a dia, a maioria fora da sala de aula. Quando os estudantes foram solicitados a comentar esse resultado, numa segunda fase da investigação, as suas respostas evidenciaram em parte que isso se deve ao ensino pouco adequado, mas há fortes e freqüentes destaques a aspectos relacionados com a importância da participação ativa em termos de vivenciar, sentir, interagir, aplicar, praticar e fazer. Também são citados o prazer, o interesse, o estímulo e o gosto maior pelas atividades em situações fora da sala de aula como motivos para ocorrer a aprendizagem significativa. Essas são idéias sobre aprendizagem significativa trazidas por estudantes, semelhantes ou não às de psicólogos e educadoresDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.