UM EXEMPLO DE ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA À PESQUISA QUANTITATIVA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLICANDO O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS AO CONCURSO VESTIBULAR DE 1999 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Fernando Lang da Silveira Instituto de Física da UFRGS

Palabras clave:

análise multivariada, pesquisa em ensino de ciências, vestibular

Resumen

O objetivo desse trabalho é o de apresentar algumas técnicas de análise quantitativa, potencialmente úteis na abordagem de problemas de pesquisa em ensino de ciências com muitas variáveis, destacando os conceitos e os significados das mesmas. As técnicas apresentadas (Análise de Consistência Interna e Análise da Variância) são exemplificadas através do estudo das relações que quinze variáveis sócio-econômico-culturais tiveram com o desempenho em nove provas respondidas por 35463 candidatos ao Concurso Vestibular de 1999 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo mostrou que as quinze variáveis conjuntamente explicaram 34,2% da variância do desempenho dos candidatos, sendo 19,0% a explicação das variáveis de escolaridade independentemente das variáveis sócio-econômicas.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

da Silveira, F. L. (2016). UM EXEMPLO DE ANÁLISE MULTIVARIADA APLICADA À PESQUISA QUANTITATIVA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPLICANDO O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS AO CONCURSO VESTIBULAR DE 1999 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 4(2), 161–180. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/607