MODELOS MENTAIS E A LEI DE GAUSS

Autores/as

  • Sonia Krapas
  • Fátima Alves
  • Luiz Raimundo de Carvalho Instituto de Física Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

modelos mentais, ensino de Física, Lei de Gauss

Resumen

A perspectiva teórica dos modelos mentais, advinda da Psicologia Cognitiva, tem sido promissora no campo de Educação em Ciência. Atendo-se a esta perspectiva, caberia perguntar se há modelos mentais associados à lei de Gauss no contexto de sua aprendizagem. O trabalho de campo realizado envolveu o exame de avaliações escritas, visando uma população de estudantes de física básica da universidade. Na análise dos dados foram desenvolvidas categorias discutidas à luz de pressupostos acerca dos modelos mentais: sua relativa instabilidade e seus aspectos proposicional e imagístico. Implicações pedagógicas são discutidas.

Publicado

2016-11-21

Cómo citar

Krapas, S., Alves, F., & de Carvalho, L. R. (2016). MODELOS MENTAIS E A LEI DE GAUSS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 5(1), 7–21. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/612