INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS DIFERENTES HABILIDADES QUE PODEM SER PROMOVIDAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p208Palabras clave:
Ensino de Ciências, Anos iniciais do ensino fundamental, Levantamento bibliográfico, Indicadores de alfabetização científicaResumen
O presente artigo busca aprofundar a compreensão sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais. Entendemos que as discussões propostas pela alfabetização científica podem aproximar o saber científico do cotidiano e da vida do aluno dessa faixa etária, e ao mesmo tempo valorizar os conhecimentos fundamentais em Ciências. Acreditamos que compreender os processos envolvidos na alfabetização científica pode contribuir também para a construção de saberes e a formação de professores dos anos iniciais. O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento bibliográfico realizado com o intuito de identificar trabalhos nacionais e internacionais que discutem práticas de ensino em Ciências, que promovem o desenvolvimento de habilidades por parte dos alunos e que podem oferecer indicadores do processo de alfabetização científica. Partindo da Análise de Conteúdo como metodologia, os resultados revelam a diversidade de práticas empreendidas no ensino de Ciências em todo o mundo na busca por uma formação mais autônoma, crítica e social dos alunos e também destacam que alfabetizar cientificamente vai muito além da faixa inicial de escolaridade. Os temas explorados nesses artigos apontam para a uma agenda de preocupações sobre como aprimorar o ensino de Ciências e sobre como os estudantes se relacionam com esta área do conhecimento ao longo da escolaridade.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.