CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE PRÁTICA DOCENTE E PESQUISA EM ENSINO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores/as

  • João Rodrigo Santos da Silva Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001, Santo André –São Paulo/Brasil
  • Luis Carlos Saito Programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de SP R. do Matão, trav.14, 321, Butantã, São Paulo/ Brasil
  • Naomi Towata Programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de SP R. do Matão, trav.14, 321, Butantã, São Paulo/ Brasil
  • Maria Elice Brzezinski Prestes Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo R. do Matão, trav.14, 321, Butantã, São Paulo/ Brasil
  • Paulo Takeo Sano Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo R. do Matão, trav.14, 321, Butantã, São Paulo/ Brasil
  • Suzana Ursi Instituto de Biociências, da Universidade de São Paulo R. do Matão, trav.14, 321, Butantã, São Paulo/ Brasil

Palabras clave:

formação de professores, ensino por investigação, professor-pesquisador

Resumen

A formação inicial de professores tem sido muito discutida, sendo a prática reflexiva um ponto bastante enfatizado. Sob essa óptica, este trabalho tem como objetivo investigar as ideias dos estudantes de graduação de ciências biológicas sobre a prática docente e, através do ensino por investigação, perceber se e como a prática docente pode estar atrelada a pesquisaem ensino. Paraatender a esse objetivo, os estudantes responderam a um questionário aberto ao início e ao final da disciplina. Os dados revelaram que houve uma pequena mudança de opinião sobre o que seria uma boa aula e sobre a avaliação da eficácia de uma estratégia de ensino. A grande diferença encontrada no questionário pós-disciplina foi relacionada com a pesquisa em ensino, que passou a ser conhecida pelos seus métodos e objetivos, despertando algumas ideias nos estudantes, como a possibilidade do professor ser pesquisador de sua prática. Realizar uma pesquisa durante a disciplina propiciou um reconhecimento do estudante quanto ao papel da investigação no ensino e permitiu que esse conhecesse a atuação e prática de um professor. Além disso, pode-se concluir que a disciplina trouxe uma reflexão sobre a prática do docente para a sala de aula, possibilitando ao estudante uma visão mais crítica sobre tal tema.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

da Silva, J. R. S., Saito, L. C., Towata, N., Prestes, M. E. B., Sano, P. T., & Ursi, S. (2014). CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE PRÁTICA DOCENTE E PESQUISA EM ENSINO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 19(3), 517–530. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/68