PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: COM A PALAVRA O PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Valderez Marina do Rosário Lima Escola de Humanidades – Faculdade de Educação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, Brasil
  • Marcia Zschornack Marlow Santos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p61

Palabras clave:

Formação continuada, Desenvolvimento profissional, Desenvolvimento pessoal

Resumen

O artigo apresentado tem como tema central a formação continuada de professores, e o estudo foi delineado com o objetivo de: compreender como professores de Ciências que atuam na Educação Básica percebem eventos de formação continuada na perspectiva de contribuições para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Do objetivo derivou-se o seguinte problema: que aspectos relativos ao desenvolvimento pessoal e profissional são destacados por docentes ao analisarem eventos de formação continuada dos quais participaram? A fim de responder à pergunta inicial organizaram-se dois estudos de caso, cada um deles referente a um evento de formação continuada para professores de Ciências, com a característica de serem ambos em parceria entre escola e universidade. Os sujeitos da pesquisa foram os professores participantes dos dois eventos, e os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados pelo método de Análise Textual Discursiva (ATD). Após essa etapa, elaborou-se uma síntese integradora das ideias emergentes dos dois casos, enfatizando aspectos do âmbito do desenvolvimento pessoal e profissional. Sobre a repercussão dos processos de formação continuada no desenvolvimento profissional, evidenciou-se a ampliação de conhecimentos sobre a docência, não só em relação a conteúdos específicos, mas, especialmente, no que se refere a estratégias de ensino e possibilidades de relação entre conteúdos de distintas áreas de conhecimento. Sobre desenvolvimento pessoal, chamou atenção a presença de fatores que denotam incremento da motivação e da autonomia dos professores. Como implicações do estudo destacam-se, entre as condições importantes para qualificar as ações de formação continuada, algumas especificidades na caracterização da proposta e na vigência das ações de formação.

Biografía del autor/a

Marcia Zschornack Marlow Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Avenida Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulAvenida Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, Brasil

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Publicado

2017-12-16

Cómo citar

Lima, V. M. do R., & Zschornack Marlow Santos, M. (2017). PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: COM A PALAVRA O PROFESSOR DE CIÊNCIAS. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 22(3), 61–79. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p61