CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA ALTERIDADE EM RELAÇÃO À CULTURA INDÍGENA

Autores/as

  • Cleise Helen Botelho Koeppe Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PPG em Educação em Ciências e Matemática Porto Alegre, RS, Brasil
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PPG em Educação em Ciências e Matemática Porto Alegre, RS, Brasil
  • Regina Maria Rabello Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PPG em Educação em Ciências e Matemática Porto Alegre, RS, Brasil

Palabras clave:

Alteridade, Obstáculos Epistemológicos, Etnobiologia, Cultura Indígena

Resumen

O presente artigo discute as contribuições do ensino de ciências para a construção de uma alteridade positiva em relação às etnias indígenas brasileiras atuais. O trabalho de pesquisa propõe como recursos didáticos, para alcançar esse objetivo, o sensoriamento remoto e a etnobiologia. Foi analisado o material produzido por três sujeitos de pesquisa para exemplificar os processos empreendidos na turma, em busca da identificação de obstáculos epistemológicos que possam dificultar o processo de reformulação de estereótipos e preconceitos. Concluiu-se que a construção de uma alteridade positiva é um processo gradual e contínuo e que as diferentes abordagens no ensino de ciências, acompanhadas de questionamentos críticos, podem levar à superação de obstáculos epistemológicos construídos pela cultura escolar.

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

Koeppe, C. H. B., Lahm, R. A., & Borges, R. M. R. (2014). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA ALTERIDADE EM RELAÇÃO À CULTURA INDÍGENA. Investigaciones En Enseñanza De Las Ciencias, 19(3), 577–591. Recuperado a partir de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/74