IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS): PERCEÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Palabras clave:
ciência, tecnologia, sociedade, estratégias de ensino, perceções, professores, Biologia.Resumen
Quando o que é necessário aprender muda rapidamente, especialmente no decurso de uma só geração, torna-se muito mais difícil saber o que deve ser ensinado e como deve ser ensinado. Atualmente, para muitos professores, é ainda difícil atribuir um papel mais relevante ao estudante dentro da sala de aula. Contudo, as numerosas diferenças socioculturais e cognitivas obrigam os professores a adotar metodologias que promovam o desenvolvimento das competências exigidas no currículo das ciências. Com este estudo pretendeu-se diagnosticar as dificuldades, as vantagens e as perceções que os professores de Biologia possuem sobre a conceção e implementação de estratégias Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em turmas do 12º ano do ensino secundário, em Portugal. Para desenvolver estes objetivos foram realizadas quatro entrevistas e, posteriormente efetuada uma análise de conteúdo, recorrendo ao software NVivo. Apesarde os professoressentirem algumas dificuldades na implementação de estratégias de cariz CTS, as vantagens encontradas pelos mesmos superam, claramente, as desvantagens. Entre as mais-valias da utilização deste tipo de estratégias encontram-se a motivação e o envolvimento dos estudantes. Estes dois aspectos acabam por também motivar os professores, o que contribui para que estes continuem a implementar e desenvolver estratégias de cariz CTS.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La IENCI es una revista de acceso libre (Open Access) y no hay cobro de ninguna tasa ya sea por el envío o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de la Budapest Open Access Initiative (BOAI), es decir, los usuarios tienen el derecho de leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos a los textos completos de los artículos publicados en esta revista.
El autor responsable por el envío representa a todos los autores del trabajo y, al enviar este artículo para su publicación en la revista está garantizando que posee el permiso de todos para hacerlo. De igual manera, garantiza que el artículo no viola los derechos de autor y que no hay plagio en lugar alguno del trabajo. La revista no se responsabiliza de las opiniones emitidas en los artículos.
Todos los artículos de publican con la licencia Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Los autores mantienen sus derechos de autor sobre sus producciones y deben ser contactados directamente en el caso de que hubiera interés en el uso comercial de su obra.