ARGUMENTAÇÃO EM DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS

Autores

  • Mírian Rejane Magalhães Mendes Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Montes Claros Rua 2, 300, Village do Lago III, Montes Claros, MG
  • Wildson Luiz Pereira dos Santos Universidade de Brasília, Instituto de Química/Faculdade de Educação Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF

Palavras-chave:

discussões sociocientíficas, argumentação, questões sociocientíficas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender o desenvolvimento da argumentação em discussões sociocientíficas em aulas de Química. Foram investigadas aulas de três professores em escolas públicas do ensino médio do Distrito Federal para identificar a ocorrência de situações argumentativas, ações favoráveis ao desenvolvimento da argumentação realizadas pelos professores e a presença do conhecimento científico na composição dos argumentos desenvolvidos. O acompanhamento das aulas envolveu filmagens; anotações de campo; entrevista em grupos focais com os alunos e individual com cada um dos professores; e a aplicação de um questionário para os professores. Os resultados mostraram que os professores estabeleceram um contexto propício à argumentação ao promoverem as discussões sociocientíficas, oportunizarem a verbalização, e utilizarem estratégias visando à participação dos alunos como interlocutores na discussão e à interação. Por outro lado, verificou-se que as situações argumentativas identificadas foram pouco significativas e que os professores apresentaram dificuldades em desenvolver ações verbais específicas voltadas para o estabelecimento da argumentação e para a mobilização de conhecimentos científicos na construção dos argumentos.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

Mendes, M. R. M., & Santos, W. L. P. dos. (2016). ARGUMENTAÇÃO EM DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 18(3), 621–643. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/117

Edição

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