O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

  • Andrei Steveen Moreno Rodríguez Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-3743-4633
  • José Claudio Del Pino Universidade federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p90

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Identidade profissional docente, PIBID

Resumo

Com o objetivo de compreender as contribuições do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na reconstrução da identidade profissional docente, apresenta-se a análise de uma experiência de formação docente desenvolvida durante o primeiro semestre de 2016 dentro do marco do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – no subprojeto Química da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Durante seu desenvolvimento foram realizados estudos teóricos e planejamento de atividades na perspectiva CTS. Registros obtidos desse processo (diário de pesquisa, portfolios e entrevistas) foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva - ATD, da qual resultaram três categorias finais emergentes, apresentadas neste documento por meio de um metatexto: Repercussões Teórico Práticas do Enfoque CTS na Formação de Professores; Reconstrução da Identidade Profissional Docente; Contexto Sociopolítico e Condições de Trabalho dos Professores. O trabalho realizado, além de trazer aportes teóricos e práticos acerca da abordagem CTS em sala de aula, propiciou a identificação das caraterísticas e pressupostos do enfoque (contextualização, interdisciplinaridade, trabalho coletivo e pensamento crítico) que impulsam a reconstrução da identidade profissional docente e a melhoria dos processos educativos.

Biografia do Autor

Andrei Steveen Moreno Rodríguez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências perla Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

José Claudio Del Pino, Universidade federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa.

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Moreno Rodríguez, A. S., & Del Pino, J. C. (2019). O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(2), 90–119. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p90

Edição

Seção

Artigos