ABORDANDO A ISOMERIA EM COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS: UMA ATIVIDADE FUNDAMENTADA NO USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Situações-problema, Isomeria, Formação de Professores de QuímicaResumo
Esse estudo procurou investigar: i) a compreensão em isomeria por futuros professores de química no início da sua formação; e ii) a construção do conceito de isômeros após uma abordagem centrada em situações-problema. Foram elaboradas duas situações-problema relacionadas à isomeria (contexto histórico e aplicações medicinais). Um material didático textual desenvolvido para essa finalidade e modelos moleculares concretos foram utilizados como sistema de recursos no processo de resolução das situações-problema (SP’s) propostas. Os dados foram obtidos utilizando um questionário, observação de campo e uma entrevista semi-estruturada, e analisados de acordo com as ideias apresentadas por Meirieu (998). As duas SP’s apresentaram obstáculos, transponíveis para apenas alguns dos nove grupos que a responderam. Percebemos o uso não adequado do conceito de isômeros em muitas das respostas consideradas pouco satisfatórias ou insatisfatórias.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.