HÁ SINCRONISMO ENTRE OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS AVALIADOS NOS ITENS DE QUÍMICA DO ENEM E AQUELES PROPOSTOS NO CURRÍCULO ESTADUAL PAULISTA?

Autores

  • Elisa de Oliveira Silvério Ciszevski Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto Av. Profa. Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, 633 São Paulo, SP, Brasil
  • Eduardo Carvalho de Sousa Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP Setor de Indústrias Gráficas - SIG Quadra 4 Lote 327. Brasília, DF, Brasil
  • Elaine Pavini Cintra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-4340-856X

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p244

Palavras-chave:

Avaliação Externa, ENEM, Currículo Estadual Paulista, Química

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação documental e empírica que verificou a extensão com que o Currículo prescrito do Estado de São Paulo e o material oferecido aos discentes, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, podem subsidiar na construção de conhecimentos de química avaliados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sob o ponto de vista dos conteúdos conceituais da referida área do conhecimento, constatou-se que o material investigado atende parcialmente às solicitações das provas aplicadas no período de 2009 a 2013. A partir da análise dos microdados do ENEM foi possível identificar a porcentagem de acerto dos itens de química analisados obtida pelos discentes das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo às quais é disponibilizado o referido material didático. Observou-se que, de forma geral, em todas as subáreas da química a taxa de acerto desses respondentes é relativamente baixa, indicando uma necessária reflexão sobre a relevância deste exame para esse público.

Biografia do Autor

Elaine Pavini Cintra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP.Docente no curso de Licenciatura em Química do IFSP.Docente no Departamento de Ciências e Matemática.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Ciszevski, E. de O. S., Sousa, E. C. de, & Cintra, E. P. (2019). HÁ SINCRONISMO ENTRE OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS AVALIADOS NOS ITENS DE QUÍMICA DO ENEM E AQUELES PROPOSTOS NO CURRÍCULO ESTADUAL PAULISTA?. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(3), 244–257. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p244

Edição

Seção

Artigos