MODELAGEM TRIDIMENSIONAL: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA INTERAÇÃO ENZIMA-SUBSTRATO

Autores

  • Joyce Fernandes Almeida Universidade Federal de Alfenas
  • Keila Bossolani-Kiill Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p282

Palavras-chave:

ensino de química, impressão tridimensional, estratégias de aprendizagem

Resumo

No Ensino de Ciências, a participação de estudantes em atividades de modelagem tridimensional tem sido um tema ainda pouco explorado em termos de pesquisa. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo apresentar e discutir as reflexões de futuros professores de química sobre o processo de modelagem tridimensional como estratégia de ensino e aprendizagem da interação enzima-substrato. Para isso, quinze estudantes de uma turma do 7º período do curso de Licenciatura em Química realizaram uma sequência de etapas da modelagem científica propostas na literatura e adaptadas para a modelagem tridimensional. As informações foram geradas por meio de desenhos, entrevistas, relatos pessoais e diário de pesquisa, seguido da transcrição e análise temática. Os resultados apontam que a participação dos estudantes nas atividades de modelagem tridimensional possibilitou: (i) indícios de aprendizagem significativa da interação enzima-substrato; e (ii) contribuições para a formação docente. Isso no sentido de possibilitar a reflexão sobre as implicações do uso de modelos 3D impressos em suas futuras práticas de ensino. Os apontamentos deste estudo sugerem que o processo de modelagem tridimensional apresentado pode orientar professores e pesquisadores em atividades práticas de construção de conhecimento em sala de aula, sobretudo, podem contribuir para as discussões a respeito da participação de estudantes em atividades de modelagem tridimensional.

Biografia do Autor

Joyce Fernandes Almeida, Universidade Federal de Alfenas

Grupo de Pesquisa em Educação Química. Área Educação Química.

Keila Bossolani-Kiill, Universidade Federal de Alfenas

Instituto de Química. Área de pesquisa: Educação Química

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Almeida, J. F., & Bossolani-Kiill, K. (2019). MODELAGEM TRIDIMENSIONAL: REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA INTERAÇÃO ENZIMA-SUBSTRATO. Investigações Em Ensino De Ciências, 24(3), 282–304. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p282

Edição

Seção

Artigos