COMPLEXIDADE GENÉTICA E A EXPRESSÃO DA COR DA PELE, COR DOS OLHOS E ESTATURA HUMANA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • Fernanda Franzolin Universidade Federal do ABC http://orcid.org/0000-0001-8808-9107
  • Luana de Souza Prochazka Universidade Federal do ABC
  • Ana Paula Zampieri Silva de Pietri Associação Cidade Escola Aprendiz
  • Graça Simões de Carvalho Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239

Palavras-chave:

Ensino de Genética Humana, Didatização, Livros didáticos

Resumo

A ciência Genética está em constante expansão; todavia, a genética ensinada na escola não pode ser considerada somente como uma simplificação do conhecimento produzido pela Ciência. Ela é também resultado de valores e práticas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a transposição didática no que se que refere à expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana nos livros didáticos brasileiros e portugueses, bem como no Caderno do Aluno do Estado de São Paulo. Dos livros didáticos de Biologia para os diversos períodos do Ensino Médio brasileiro e Ensino Secundário português, foram analisadas doze coleções recentes: nove coleções brasileiras e três coleções portuguesas. O conteúdo dos livros foi comparado com o conhecimento da literatura de referência para a área da Genética. Neste estudo, foram considerados como literatura de referência alguns artigos científicos atuais e livros acadêmicos utilizados nos cursos de formação de professores. A influência de conhecimentos, valores e práticas sociais nesse processo de transposição didática foi também analisada. Os resultados apontam que a maioria dos livros analisados está próxima da referência ao falar sobre a determinação poligênica das características analisadas. Mais da metade dos materiais analisados menciona a influência do ambiente na determinação da cor da pele e da estatura. Foram também identificados valores e práticas que possivelmente influenciaram no processo de transposição didática desta temática, tais como: 1) a preocupação em evitar uma visão determinista da Genética; 2) a prática de matematizar a Biologia; 3) a prática dos autores em seguir orientações curriculares; 4) a prática e a preocupação com as avaliações de livros didáticos; e 5) a preocupação de evitar preconceitos em uma população composta por diferentes grupos étnicos.

Biografia do Autor

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em Educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012) tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, MI, EUA (2009-10). Durante sua formação dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de Ciências e Biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o Ensino de Genética. Atualmente atua no cargo de Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atua como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas. Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP. Foi Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro - USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em capacitação de professores (presencial e a distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção trata de tópicos como: Ensino de Ciências e Biologia, avaliação de livros didáticos, Ensino de Genética, Ensino de Ciências para Crianças, Educação à Distância e atividades investigativas no Ensino de Ciências

Luana de Souza Prochazka, Universidade Federal do ABC

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela mesma instituição. Atua na área de Botânica como Técnica de Herbário no herbário HUFABC atuando também na pesquisa, ensino e extensão. A partir da licenciatura desenvolve projetos relacionados a análise de livros didáticos

Ana Paula Zampieri Silva de Pietri, Associação Cidade Escola Aprendiz

outora e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro. Pós-doutora pelo Instituto Butantã entre 2007 e 2009 pelo Laboratório de Ecologia e Evolução com bolsa da FAPESP (Processo 2006/06634-8) e pela Faculdade de Educação entre 2014 e 2015 pelo Departamento de Metodologia e Educação Comparada. Possui artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas nas áreas de genética, zoologia e educação. Tem experiência na docência no ensino superior, desde 2002, atuando em Universidades públicas e privadas com participação em bancas de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação em níveis de Mestrado e Doutorado. Atua como assessora ad hoc em revistas científicas e em agência de fomento à pesquisa. Contratada pela Secretaria Municipal de São Paulo no ano de 2016 integrou o Núcleo de Educação Integral, atuando como formadora na área da Sustentabilidade socioambiental e no processo de acompanhamento e implementação do Programa São Paulo Integral. Atuou como assessora técnica do mesmo Núcleo de Educação Integral de novembro de 2017 à março de 2019 e integra a equipe de coordenação do Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora. Atua como formadora na Associação Cidade Escola Aprendiz.

Graça Simões de Carvalho, Universidade do Minho

She is interested in Biology Education, Health Education and Environmental Education, being highly involved in international cooperation with more than twenty universities from Europe, Northern Africa, Middle East and Brazil. She has published 6 books, more than 40 chapters in national and international books, more than 80 papers in national and international journals, and more than 130 papers in proceedings of national and international meetings.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Franzolin, F., Prochazka, L. de S., de Pietri, A. P. Z. S., & Carvalho, G. S. de. (2020). COMPLEXIDADE GENÉTICA E A EXPRESSÃO DA COR DA PELE, COR DOS OLHOS E ESTATURA HUMANA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(1), 239–261. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239

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Artigos