INTERAÇÕES DO PÚBLICO ESCOLAR EM DOIS DIFERENTES TIPOS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Ebráilon Masetto Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Governo do Estado do Rio Grande do Sul Rua São Manoel, 525, Porto Alegre, Rio grande do Sul, Brasil
  • Russel Teresinha Dutra da Rosa Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p41

Palavras-chave:

Estudos de Público, Interações sociais, Museu de Ciências e de Tecnologia, Museu tradicional interativo, Museu tradicional ortodoxo

Resumo

Este trabalho buscou analisar a visita de público escolar em dois diferentes tipos de Museus de Ciências. Foram observadas interações de estudantes visitantes entre si, com professores, com mediadores e com as exposições nessas instituições. A revisão teórica abarcou obras clássicas e estudos mais recentes acerca do tema. A abordagem metodológica de natureza qualitativa com caráter exploratório empregou como técnica observações naturalistas, não-participantes em três museus de Ciências em município da região sul do Brasil: um de Ciências e Tecnologia, tradicional do tipo interativo, e dois tradicionais ortodoxos. Efetuou-se análise de conteúdo, sendo criadas categorias de interação. No museu tradicional do tipo interativo foram mais frequentes interações pessoa-objeto e ocorreram algumas interações visitante-visitante. Nos museus tradicionais ortodoxos, interações pessoa-pessoa foram mais marcantes, sobretudo interações entre visitantes e mediadores. As interações de visitantes com professores foram mais comumente observadas em um dos museus ortodoxos. Neste também foi observada a realização de tarefas e a expressão de associação das exposições com conhecimentos prévios pelos alunos, nenhuma das quais puderam ser observadas no museu interativo. A leitura dos textos explicativos acerca dos objetos e experimentos expostos foi raramente observada nos três museus, embora tenha sido um pouco mais comum no museu interativo. O estudo empírico mostrou que as características dos museus e a atuação dos mediadores influenciam o público, cujos interesses e bagagens de conhecimento marcam a forma como o acervo é explorado.

Biografia do Autor

Ebráilon Masetto, Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Governo do Estado do Rio Grande do Sul Rua São Manoel, 525, Porto Alegre, Rio grande do Sul, Brasil

Mestre em Botânica (UFRGS), Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UFRGS). Professor na Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde no Hospital de Clínicas de Porto Alegre 

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre, RS, Brasil

Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação, na área de Ensino de Ciências Biológicas

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Masetto, E., & Rosa, R. T. D. da. (2020). INTERAÇÕES DO PÚBLICO ESCOLAR EM DOIS DIFERENTES TIPOS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 41–69. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p41

Edição

Seção

Artigos