A ARGUMENTAÇÃO EM TAREFAS DE MANUAIS ESCOLARES PORTUGUESES DE BIOLOGIA E DE GEOLOGIA
Palavras-chave:
argumentação científica, ensino da biologia e geologia, manuais escolaresResumo
A argumentação é uma dimensão transversal ao processo de construção do conhecimento científico, à qual é reconhecida uma importância cada vez maior. Os documentos oficiais portugueses, como o programa da disciplina de biologia e geologia, do ensino secundário, num reconhecimento desta situação, preveem o envolvimento dos alunos em situações que permitam desenvolver competências inerentes ao processo de argumentação científica. Sendo os manuais escolares um instrumento fortemente mediador da ação docente, torna-se pertinente compreender de que forma, podem (ou não) contribuir para a criação de contextos de sala de aula que levem os alunos a envolver-se em atividades de argumentação, em aulas de ciências. Assim, apresenta-se e discute-se a análise realizada às tarefas de dois manuais escolares, um de biologia e outro de geologia, do 11.º ano, adotados na escola de um dos autores deste trabalho e à forma como eles procuram promover o desenvolvimento de competências de argumentação científica nos alunos. Os resultados indiciam algumas diferenças significativas entre os dois manuais analisados, na abordagem que fazem às temáticas do programa e à forma como potenciam o desenvolvimento de competências de argumentação científica nos alunos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.