REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
educação inclusiva, formação de professores em rede, interações discursivasResumo
Esta investigação versa sobre a análise das interações discursivas produzidas dentro de uma rede social, a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva (RPEI). Defendemos que quando o professor reflete no espaço de suas concepções e de suas práticas, tomando consciência delas e tendo um aporte teórico, pode haver mudanças na prática docente de cunho crítico-reflexiva. Desta forma, adotamos uma rede social como espaço de formação de professores de ciências para a educação inclusiva. Sob o pressuposto do materialismo histórico dialético, esta investigação tem elementos de uma pesquisa participante e foi desenvolvida durante os encontros da RPEI ocorridos num período de oito meses durante os anos de 2007 e 2008. Nossos resultados discorrem sobre categorias a posteriori que emergiram das vozes dos sujeitos e nos permitem concluir que a RPEI se apresenta como estratégia possível para a formação inicial e continuada de professores com vistas à educação inclusiva.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A IENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.