A PRODUÇÃO DISCURSIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO USO DO DISCURSO DIRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p209

Palavras-chave:

Discurso citado, Divulgação científica, Ensino de Ciências, Heterodiscurso, Narrativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação acerca do papel da divulgação científica na produção discursiva da cultura científica e tecnológica em sala de aulacom o objetivo de compreender o uso do discurso direto pelo professor de Ciências em situações formais de ensino. O trabalho analisa um caso em que um professor de Ciências do 9o ano do Ensino Fundamental utiliza um livro de divulgação científica, “Bilhões e Bilhões”, de Carl Sagan, para explicar e contextualizar a notação científica em uma sequência didática que abordou o micro e o macrocosmo.O arcabouço teórico-metodológico se fundamentou nas contribuições de Bakhtin e do círculo. As análises foram baseadas numa abordagem qualitativa, que pode ser classificada como estudo de caso, selecionada a partir de um conjunto de sequências didáticas produzido em um curso de especialização em Ensino de Ciências. Os resultados indicaram uma produção enunciativa híbrida que aproximou esferas de criação ideológicas distintas (divulgação científica e educação científica) para contemplar um propósito específico que foi determinado pelo professor, além de um entrelaçamento diversificado entre o discurso de divulgação científica e o discurso científico escolar.

Biografia do Autor

Marcelo Giordan, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

Bacharel e Mestre em Química, Doutor em Ciências pelo IQ UNICAMP, Livre Docente e Professor Titular pela FE USP.

Guilherme da Silva Lima, Departamento de Física, Universidade Federal de Ouro Preto.

Licenciado e Mestre em Física pela UNESP, doutor em Educação pela USP.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

Giordan, M., & Lima, G. da S. (2020). A PRODUÇÃO DISCURSIVA EM AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO USO DO DISCURSO DIRETO. Investigações Em Ensino De Ciências, 25(3), 209–231. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p209

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