MODELOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: UM REFERENCIAL DE TRABALHO

Autores

  • Ives Solano Araujo Instituto de Física – UFRGS – Caixa Postal, 15051 - Campus do Vale 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Eliane Angela Veit Instituto de Física – UFRGS – Caixa Postal, 15051 - Campus do Vale 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS – Caixa Postal, 15051 - Campus do Vale 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.

Palavras-chave:

modelagem científica, modelagem computacional, simulações computacionais, ensino-aprendizagem de Física

Resumo

No presente artigo temos como objetivo a apresentação de um referencial de trabalho que possa contribuir para promover e auxiliar a aprendizagem de Física através de modelos computacionais. Nossa proposta está baseada no uso de uma ferramenta para o delineamento de atividades computacionais potencialmente significativas, o diagrama AVM (Adaptação do V de Gowin para a Modelagem). Nossa ideia é fornecer um ponto de partida para a construção e implementação de abordagens didáticas alicerçadas em uma concepção epistemológica coerente sobre o processo de modelagem científica, que permitam aumentar a eficácia dos modelos computacionais na aprendizagem de Física.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Araujo, I. S., Veit, E. A., & Moreira, M. A. (2016). MODELOS COMPUTACIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: UM REFERENCIAL DE TRABALHO. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(2), 341–366. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/189

Edição

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