REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIRECIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RESERVA BIOLÓGICA DAS PEROBAS, PARANÁ

Autores

  • Carlos Júnior Alberto de Oliveira Magalhães Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê
  • Eduardo Augusto Tomanik Curso de Psicologia Programas de Pós-Graduação em Ecologia (Mestrado e Doutorado) e em Psicologia (Mestrado) Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

representações de ambiente, unidade de conservação, educação ambiental

Resumo

A Reserva Biológica das Perobas compreende parte dos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, no Estado do Paraná, Brasil. O processo de criação desta Unidade de Conservação despertou posicionamentos favoráveis e desfavoráveis em diferentes segmentos da população regional e estadual. Pensando no papel e na responsabilidade social das futuras gerações, o presente estudo teve os objetivos de investigar as Representações Sociais dos estudantes da educação básica do município de Tuneiras do Oeste sobre aquela Reserva, para, partindo destes conhecimentos, indicar os caminhos para o desenvolvimento de processos de educação ambiental na região. Utilizamos as técnicas de evocação livre de palavras e da análise de conteúdo de redações. Identificamos que as representações deste grupo estão baseadas em conhecimentos pouco aprofundados sobre os elementos naturais da reserva e as funções dos moradores locais na preservação destes elementos. Compreendemos que as ações educativas devem ser iniciadas visando proporcionar a construção de conhecimentos mais complexos e precisos sobre os componentes naturais da reserva e a dinâmica das interações entre estes elementos, para que estes conhecimentos auxiliem posteriormente os alunos a compreender que possuem a função de protetores da área e que também são co-responsáveis por sua preservação.

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Publicado

2016-07-13

Como Citar

Magalhães, C. J. A. de O., & Tomanik, E. A. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIRECIONAMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RESERVA BIOLÓGICA DAS PEROBAS, PARANÁ. Investigações Em Ensino De Ciências, 17(1), 227–248. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/214

Edição

Seção

Artigos