CONTRIBUIÇÃO DE SIGNOS ARTÍSTICOS À SUSTENÇÃO DA ESTRATÉGIA DISCURSIVA DIALÓGICA DE AUTORIDADE EM SALA DE AULA

Autores

  • Osmar Henrique Moura da Silva Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina Rod Celso Garcia Cid/ Pr 445 Km 380/ Campus Universitário – Londrina – PR/ Brasil
  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física Universidade Estadual de Londrina Rod Celso Garcia Cid/ Pr 445 Km 380/ Campus Universitário – Londrina – PR/ Brasil
  • Elisa Barbosa Leite da Freiria Estevão Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática Universidade Estadual de Londrina Rod Celso Garcia Cid/ Pr 445 Km 380/ Campus Universitário – Londrina – PR/ Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p31

Palavras-chave:

função estética, signos artísticos, semiótica, discurso, educação científica

Resumo

O presente estudo parte de uma proposta de abordagem discursiva identificada como dialógico-de autoridade e originalmente elaborada para levantar distintos entendimentos dos estudantes como também estabelecer um processo de negociação consensual entre estudantes e professor, de modo a confluir o pensamento dos estudantes com o conhecimento científico. Dentro dessa proposta de discurso, porém, a literatura tem ressaltado a dificuldade de o educador manter o discurso de tipo dialógico, desequilibrando assim a dinâmica discursiva almejada, ao pender, de forma predominante e por força do hábito, para o discurso de tipo autoridade. Dada essa problemática, o presente estudo propõe uma vinculação da potencialidade dos signos artísticos, em permitir possibilidades de interpretação pela função estética que carregam, num processo educacional sustentado no discurso dialógico-de autoridade em sala de aula por meio da denotação e conotação, envolvendo o tema “conservação ambiental”. Partindo-se do objetivo de investigar o desempenho do emprego desses signos nesse sentido, ao estabelecer uma alternância dos gêneros discursivos mencionados, os resultados alcançados indicam tensões discursivas com interações cognitivamente proveitosas nos estudantes pela participação ativa dos mesmos na construção conjunta do conhecimento referido.

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

Silva, O. H. M. da, Laburú, C. E., & Estevão, E. B. L. da F. (2016). CONTRIBUIÇÃO DE SIGNOS ARTÍSTICOS À SUSTENÇÃO DA ESTRATÉGIA DISCURSIVA DIALÓGICA DE AUTORIDADE EM SALA DE AULA. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(1), 31–45. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p31

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