UMA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO

Autores

  • João Ricardo Neves da Silva Universidade Federal de Itajubá Instituto de Física e Química (IFQ/UNIFEI) Av. BPS, 1303, Pinheirinho, CEP 37500-903Itajubá – MG
  • Lizete Maria Orquiza de Carvalho Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências (FC/UNESP – Campus de Bauru) Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360 - Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p145

Palavras-chave:

Grupos de Planejamento Conjunto, Formação Docente, Licenciatura em Física, Teoria da ação comunicativa

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que intentou compreender quais as possibilidades advindas da participação de docentes que lecionam disciplinas específicas e de ensino na licenciatura em física em um Grupo de Planejamento Conjunto sobre as relações possíveis entre suas disciplinas. O estudo foi realizado a partir do estabelecimento e acompanhamento de um grupo de docentes que se reuniram periodicamente durante um ano letivo para planejar em conjunto suas disciplinas na licenciatura em física. Fundamentados na perspectiva teórica da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, a análise buscou compreender os processos de planejamento por meio do uso da linguagem como forma de interação intersubjetiva, de busca por entendimento por meio do uso de pretensões de validade. As possibilidades apresentadas permitem conceituar os elementos de um GPC a partir das construções conjuntas de concepções e práticas, de coordenações de ações e da tematização da própria prática em um ambiente possibilitador de ação comunicativa.

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

Silva, J. R. N. da, & Carvalho, L. M. O. de. (2016). UMA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM GRUPOS DE PLANEJAMENTO CONJUNTO ENTRE DOCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO. Investigações Em Ensino De Ciências, 21(1), 145–165. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n1p145

Edição

Seção

Artigos